Entrevista Crail com Enxaqueca

10/09/13

Flavio Samelo fotografa Daniel Marques

Emanoel Enxaqueca Pro Model
Você conheço o trabalho de Flávio Samelo?


Desde 1992, Flavio Samelo anda pelas ruas de São Paulo fotografando skatistas. Alguns deles eram também grafiteiros e outros pichadores que acabavam convidando Samelo, como é conhecido, para fotografar os grafites e os pichos também pelas ruas da cidade. Esse foi o começo de muita coisa para o fotógrafo que acabou entrando para a arte pelas ruas assim como entrou na fotografia. Essa outra produção acabou levando Samelo a introduzir em suas fotografias de skate os grafites, pichações e outros elementos urbanos que lhe chamavam a atenção nas sessions de skate e que foi seu diferencial durante o começo de suas fotografias.

José Martins Costa em São José do Rio Preto Foto: Flavio Samelo



Depois de se formar Comunicólogo e trabalhar como Diretor de Arte, Fotógrafo, Redator, Ilustrador para revistas de skate brasileiras e internacionais, além de colaborar com revistas de outros assuntos como Revista da MTV, Rolling Stone, Adbusters, entre outras durante 6 anos. Em 2006 lançou um modelo de tênis assinado, pela NIKE SB no Brasil, o qual se tornou item de colecionador em todo o mundo. Logo após, Samelo decidiu voltar aos estudos de arte e cursou uma pós graduação em História da Arte, onde descobriu, entre muitas outras referências, os artistas concretos paulistas da década de 50 e suas pesquisas e estudos sobre fotografia, forma e cores.

Foi um novo começo para uma nova produção. A partir de então os trabalhos começaram a ter cada vez mais uma busca de um resultado plástico e gráfico que uni se as fotografias urbanas com as teorias e a pesquisa visual sobre a arte concreta que tanto o agradou e artistas como Geraldo de Barros e Anatol Wladislaw se tornaram referência de suas pesquisas.

Adones Santiago em Barcelona Foto: Flavio Samelo



Hoje, a produção de Samelo tem duas pontas: a produção fotográfica onde todas as fotos tem tiragem única, tornando-as originais indiscutíveis e assim como suas pinturas e painéis, vem buscado uma nova maneira de misturar a fotografia com a pintura concreta que vêem produzindo, usando fotografias como base das pinturas e transcendendo os limites da fotografia usando formas, cores e linhas dando uma nova realidade gráfica as suas fotografias. Esses trabalhos já foram expostos em leilões e galerias em São Paulo, Porto Alegre, Goiânia e no exterior, como nos Estados Unidos e recentemente em uma exposição coletiva na Holanda. Também participou da 5ª Bienal Vento Sul, em Curitiba, com uma sala para sua obra.

Flavio Samelo com Alexandre Tizil



Atualmente também produz uma série de trabalhos comerciais via seu estúdio de consultoria criativa, o Flourish Estúdio, onde procura trabalhar com artistas e profissionais de vários locais do Brasil, porem ainda desconhecidos pelas grandes agencias.

Texto extraido do Perfil de Flavio Samelo no facebook.

Acesse o site de Flavio Samelo: www.flaviosamelo.com

TEXTOS POR Crail e Flavio Samelo

EM crailers

COMPARTILHE ESTE POST

VOLTAR

FACEBOOK
TWITTER
GOOGLE+
PINTEREST
E-MAIL